Page 9 - Jornal RH emrevista Edição 6 - Versão online
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           Características e Sintomas
             Sintetizam-se em sensações de extrema exaustão (mesmo em
           períodos de descanso), despersonalização (indiferença em relação
           a acontecimentos que antes davam prazer), distanciamento afeti-
           vo e agressividade.
             A síndrome apresenta como característica principal um estado
           de tensão emocional e estresse crônicos provocados por ambientes
           organizacionais, cujas condições muitas vezes são desfavoráveis à
           qualidade de vida do profissional. Geralmente são ambientes ca-
           racterizados por desrespeito, descumprimento da legislação tra-
           balhista, instalações físicas e ambientes de trabalho inadequados,
           ineficiência na gestão, ausência de desenvolvimento de equipes,
           excessiva carga horária, condutas abusivas por parte das empre-
           sas e clima organizacional, gerando desconfiança e insegurança.


           Como identificar um colaborador com Síndrome de
           Burnout?

             •    Baixa produtividade – Falta de concentração – Irritabili-
           dade extrema – Mudanças bruscas de humor sem razão aparente
           – Lapsos de memória – Faltas decorrentes no trabalho sem expli-
           cação – Dificuldade na aceitação de mudanças – Perda de inicia-
           tiva – Negligência ou escrúpulo excessivo – Sentimento de aliena-
           ção – Baixa autoestima – entre outros.


           Principais causas
             •    Liderança ineficiente e insegura – Ausência de reconhe-
           cimento – Falta de mobilidade de carreira pode desestimular o
           profissional ao não ter perspectivas futuras – Falta de empatia e
           comunicação negativa e agressiva – Condições ambientais inade-
           quadas – Falta de cooperação – Desiquilíbrio entre vida pessoal e
           profissional – entre outros.

           Como prevenir o problema
             •    Adotar programas preventivos e  estratégias cognitivo
           comportamentais  individuais  e  organizacional, para minimizar
           os efeitos e melhorar as habilidades de enfrentamento e redução
           do Burnout.  Temos como exemplo:  gerar  condições de trabalho
           adequadas que fomentem a saúde e o bem-estar dos colaborado-
           res, acompanhar e gerenciar conflitos de equipes, ajustamento a
           sobrecarga de trabalho e redistribuição das tarefas para torná-la
           mais administrável. Por exemplo:


           •  Definir objetivos na vida

           profissional e pessoal;



                                                                             Essas mudanças repercutem diretamente de
           •  Participar de atividades                                       maneira  intensa  na  saúde  dos  profissionais,

                                                                             principalmente na área de Recursos Humanos
           recreativas e de lazer RH
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