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ARTIGO
MSc engº Eduardo Henrique Martins
Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho
Mestre pelo Inst. de Pesq. Tec. (IPT)
Como ganhar
dinheiro com
Engenharia e
Arquitetura
á alguns anos vivemos uma grave crise que atin-
giu a construção civil e paralisou parcela signifi-
Hcativa da cadeia produtiva e com a chegada da
pandemia o cenário piorou. Muitos colegas engenheiros
e arquitetos se viram em situações econômicas muito di-
fíceis, até desesperadora para alguns.
O que fazer diante de tais dificuldades ? Muitos foram
estudar, fizeram cursos de aperfeiçoamento técnico, ou-
tros buscaram expandir a sua área de atuação, migrando
a sua atuação (às vezes até sem o conhecimento técnico
necessário, mas empurrados pela conjectura) e ao final,
os resultados alcançados foram pífios ! Vejo profissionais
reclamando que leigos (pessoas sem a devida formação
profissional) estão atuando na sua área, conquistando os
“seus clientes” ! Para alcançar o sucesso econômico,
Aí é o ponto, que nós, técnicos, não aprendemos o engenheiro / arquiteto precisa ter:
nas escolas de engenharia/arquitetura e sempre acha- - Atuação focada (nicho);
mos que não precisávamos saber de nada além Proje- - Conhecimentos técnicos compatíveis
tar, Calcular e Executar obras, para a nossa evolução com a sua atuação;
COMERCIAL, precisamos SABER COMERCIALIZAR, - Parceiros que possam ampliar a sua
simples assim. O profissional pode ser muito hábil na
elaboração de um projeto, mas não possui nenhum atuação, bem como “trocar” negócios;
recurso comercial, além de achar deselegante e ver- - Uma estratégia de marketing;
gonhoso vender !! Daí, aquele leigo está vendendo e
ganhando dinheiro, como pode ser isso ?
Antes de mais nada, precisamos entender quais são Vejo uma enorme quantidade, até ar-
as necessidades dos clientes, em seguida, temos que nos risco dizer que se trata de uma esma-
encaixar neste cenário, atendendo aos anseios do cliente. gadora maioria, de engenheiros e ar-
É necessário desenvolver relacionamentos, habilida- quitetos que vêm a sua atuação como
des de comunicação verbal e não-verbal, conhecer e profissional liberal a chave de todos os
aplicar ferramentas de Marketing. Esta evolução é muito problemas, mas desculpe, vou desapon-
difícil e complexa, mas pode ser alcançada através de tá-los: NÃO É. Precisamos assumir mais
parcerias com pessoas de perfis complementares, que compromissos e riscos, EMPREENDER É
agreguem ao seu desenvolvimento, preenchendo aque- PRECISO, mas isso já fica para o próxi-
las lacunas do seu perfil. mo artigo
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