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ENGENHARIA
O DESAFIO
Eng. Renato Nogueirol Lobo
Coordenador da Faculdade Anhanguera Guarulhos
DA QUALIDADE
NO TERCEIRO
SETOR
ara realizar sua missão de Por outro lado, para o cum- Para gerar confiança e legiti-
ONG com qualidade, é impor- primento de sua missão, seja midade, deve-se evidenciar co-
Ptante trabalhar para melhorar ela qual for, as entidades preci- erência nas ações e decisões, a
a eficácia dos resultados e impactos sam de legitimidade social. De- partir dos valores aos resultados e
desenvolvidos por elas. A lógica do pendendo do escopo e do tipo impactos obtidos. O maior patri-
desenvolvimento dessa missão é a de organização, essa legitimi- mônio de uma Associação é sua
implantação de políticas e estraté- dade pode ser mais ampla ou reputação que a legitima. A repu-
gias para que os projetos e serviços limitada, mas pelo menos pre- tação é baseada na coerência das
obtenham os resultados e impactos cisam de legitimidade perante atividades, operações e decisões
esperados nas variáveis de qualida- os beneficiários de suas ações, diárias, bem como nos impactos,
de de vida dos usuários, clientes ou bem como perante as pesso- e como eles são percebidos pelos
beneficiários, e obtenham uma per- as e entidades que as apoiam beneficiários e outras partes inte-
cepção satisfatória das expectativas com recursos para que essas ressadas. Outro fator é a eficiência
e necessidades que possuíam. atividades sejam possíveis. Este de gerenciamento, obtendo resul-
Portanto, essa realização acon- conceito de legitimidade está tados e mensuração de impactos,
tece pela coerência e eficácia das intimamente ligado à confian- com base em uma visão, estraté-
intervenções efetuadas e pela me- ça depositada na organização, gia, políticas, sistemas, processos
lhoria dos resultados e impactos confiando que ela está sendo e indicadores, bem como orienta-
alcançados. Para isso, é essencial eficaz no cumprimento de sua ção para melhoria contínua.
estabelecer modelos de melhoria missão e no gerenciamento Outro fator de legitimidade é o
contínua, visando à satisfação das eficiente de recursos com res- exercício da prestação de contas
partes interessadas, aumentando a ponsabilidade e honestidade. às partes interessadas sobre as es-
eficácia dos resultados e impactos,
melhorando a eficiência na aplica-
ção de recursos e o equilíbrio entre
eficácia nas intervenções e inde-
pendência na gestão.
A gestão da qualidade também
ajuda a sistematizar os processos
de trabalho e decisão, estabele-
cendo sistemas de medição, pla-
nejamento e avaliação, permitindo
reduzir a arbitrariedade e facilitan-
do seu conhecimento e uma gestão
com transparência.
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