Page 17 - Revista ASSEAG NEWS - ED. 02 - MKC
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FATO OU FAKE
Outra classificação, mais completa, do Senado Federal do Bra-
sil, classifica nos seguintes tipos:
1. Sátira ou paródia: sem intenção de causar mal, mas tem poten-
cial de enganar;
2. Falsa conexão: quando manchetes, imagens ou legendas dão
falsas dicas do que é o conteúdo realmente;
3. Conteúdo enganoso: uso enganoso de informação para usá-la
contra um assunto ou uma pessoa;
4. Falso contexto: quando um conteúdo genuíno é compartilhado
com um contexto falso;
5. Conteúdo impostor: quando fontes (pessoas, organizações, en-
tidades) têm seus nomes usados, mas com afirmações que não
são suas;
6. Conteúdo manipulado: quando uma informação ou ideia ver-
dadeira é manipulada para enganar o público.
7. Conteúdo fabricado: feito do zero, é 100% falso e construído
Conteúdo fabricado: feito do zero, é 100% falso e construído com intuito de
com intuito de desinformar o público e causar algum mal.
desinformar o público e causar algum mal.
Exemplo Exemplo:
Estrategicamente, a informa-
ção é poder, e as notícias (news)
“Idoso que sair de casa terá aposentadoria cortada” (falso) estão sendo utilizadas por gran-
des grupos de tecnologias para
Uma mensagem circulando no WhatsApp mostra um comunicado com que possam moldar o nosso
o logotipo do Ministério da Saúde e informa que o governo está comportamento e manipular al-
suspendendo a aposentadoria de idosos que forem pegos andando nas gumas ações. Por exemplo, os
ruas. O objetivo da informação era evitar que as pessoas com mais de mecanismos de busca apresen-
tam diferentes ordens de defini-
60 anos saíssem de casa e conter a transmissão do coronavírus. Apesar ção de temas de acordo com o
de bem intencionada, a informação é falsa. O comunicado não é da perfil de quem faz a pesquisa,
pasta da Saúde e os idosos não estão sendo multados caso saiam às assim tem o potencial de po-
ruas. Mas a recomendação expressa dos órgãos de saúde é para que tencializar o conflito de pessoas
todos evitem sair de casa, principalmente pessoas com mais de 60 anos com características diferentes,
e com doenças crônicas, considerados do grupo de risco. como temos presenciados em
relação aos pleitos eleitorais e
esportivos. As pessoas com in-
tencionalidade irão manipular
“Água quente é capaz de matar o vírus” (falso) os conteúdos de acordo com os
objetivos utilizando as conexões
Uma mensagem que está sendo amplamente compartilhada nas redes e falsos contextos.
sociais traz uma orientação supostamente dada por um profissional da
Estrategicamente, a informação é poder, e as notícias (news) estão sendo utilizadas por grandes
saúde sobre beber água quente (entre 26ºC e 27ºC)para matar o
grupos de tecnologias para que possam moldar o nosso comportamento e manipular algumas 17
coronavírus. O Ministério da Saúde lembra que a temperatura do corpo
ações. Por exemplo, os mecanismos de busca apresentam diferentes ordens de definição de
é de ao menos 36ºC, portanto, ingerir líquidos nas temperaturas
temas de acordo com o perfil de quem faz a pesquisa, assim tem o potencial de potencializar o
sugeridas não faria qualquer diferença. Enfatiza, no entanto, que não
conflito de pessoas com características diferentes, como temos presenciados em relação aos
há medicamento, substância, vitamina ou alimento específico capaz de
pleitos eleitorais e esportivos. As pessoas com intencionalidade irão manipular os conteúdos de
evitar o contágio.
acordo com os objetivos utilizando as conexões e falsos contextos.
A gravidade do tema instiga uma resposta da sociedade legitimada na Lei Geral de proteção de
dados, LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 e no projeto de lei das fakenews, projeto de
Lei 2630/2020, oficialmente denominado Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e
Transparência Digital na Internet, que já passou pelo SENADO e inclusive prevê prisão para quem
disparar fake news com implicações criminais ou com conteúdo falso que seja capaz de colocar
em risco a vida, a integridade física e mental, a segurança das pessoas, e a higidez do processo
eleitoral.
Fica a dúvida e como podemos lidar e conviver num ambiente como este? O primeiro ponto é
entender que a condição de discernir notícias falsas pode ser uma importante vantagem
competitiva.
Para tal, cabe algumas dicas:
a. Selecionar e Validar as fontes, tentar isolar as fontes duvidosas, é o mesmo conceito de
não dar atenção para aquela vizinha que somente gosta de disseminar fofocas.