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16 ARTIGO




          Economia





          compartilhada:






          por que faz tanto barulho?





                                                No Brasil, dois sites que disponibilizam estes serviços são bastante conhe-
                                             cidos: Peixe Urbano e Grupon. Tais portais juntam uma quantidade de pro-
                                             dutos e praticam o menor preço como se vendessem tudo para um só cliente,
                                             porém, na realidade, comercializam para vários consumidores.

                                                 Outra forma de negociação muito praticada na crise é o compartilha-
                                              mento de recursos ociosos. Neste caso, destacam-se o Uber e o Airbnb.
                                              Ambos nasceram com o objetivo de fazer com que as pessoas comparti-
                                              lhassem seus carros (Uber) ou imóveis (Airbnb). Entretanto, estas empre-
                                              sas se tornaram gigantes em aluguel de produtos já regularizados, arreba-
                                              tando boa fatia do mercado por conta dos baixos preços.


                                                E por que este sistema cresce tanto? Por conta de um empurrãozinho dado
                                             pela nossa crise econômica. Neste cenário, quase sempre aparecem soluções
                                             que, invariavelmente, auxiliam o consumidor a comprar de forma mais inte-
                                             ligente. O fornecedor, por sua vez, vislumbra uma oportunidade de lucrar no
                                             volume das vendas.
          O QUE É ESTE CONCEITO                 Desta maneira, os profissionais da área jurídica possuem um desafio. Em
          QUE TANTAS PESSOAS                 um meio que tende a ser mais resistente a mudanças, a adequação à economia
          FALAM?  UNS DIZEM QUE É            compartilhada se faz necessária.
          A MAIS NOVA TENDÊNCIA.                No entanto, em uma análise mais ampla deste cenário, observa-se que tal
          JÁ OUTROS ACREDITAM QUE            prática não chega a ser uma mudança tão drás-
          ELE SÓ FUNCIONA PARA               tica de comportamento. Por se tratar de
          APLICATIVOS E EMPRESAS DE          um tipo de comércio colaborativo e cons-
                                             ciente, normalmente ele é visto como
          TECNOLOGIA. NA VERDADE,            inovador, porém, as trocas de produtos
          É UM CONCEITO QUE VEM              e as compras em grupo são bem seme-
          SENDO TRABALHADO                   lhantes a práticas antigas, como rece-
          DESDE 2008, QUANDO, NO             ber dinheiro por trabalho ou às ações
          AUGE DA CRISE, ALGUMAS             dos camponeses, que, na Idade Média,
          PESSOAS PERCEBERAM                 compravam sementes juntos para pro-
          QUE VISAR SOMENTE O                duzir.
          LUCRO INDIVIDUAL NÃO                  Para  profissionais  da  lei,  como  os
          ERA SUSTENTÁVEL. ENTÃO,            advogados, que leem e interpretam
          NASCERAM ALGUMAS                   diariamente  tantos  textos  prolixos,  a
          SOLUÇÕES DE CONSUMO                economia compartilhada pode ser con-
          DIRETO COMO OS CLUBES DE           siderada, sem sombras de dúvidas, uma                 ANDERSON FERSIL
          COMPRA COLETIVA.                   “causa ganha” L&N                             Diretor da Sumforces Coworking

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