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EMPREGABILIDADE







              Contratações                                            Conhecendo a Proposta

          mais assertivas                                         Educacional do SENAI-SP



                                                              Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica

                                                              A finalidade básica da educação profissional e tecnológica é a de conduzir ao permanente
                                                           desenvolvimento para a vida produtiva e para o exercício da cidadania, contribuindo para o
                                                           desenvolvimento social e econômico do país.
                                                              Na perspectiva de processo para o desenvolvimento de competências requeridas pela na-
                                                           tureza do trabalho, a educação profissional e tecnológica visa permitir as pessoas assumirem
                                                           atividades profissionais, como empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor, em suas
                                                           diferentes formas.
                                                              Dado o contexto de rápidas e contínuas mudanças que caracterizam a sociedade e das
          Alex Borges                                      consequências diretas geradas no mercado de trabalho, um dos fins da educação profissional
          Palestrante e Facilitador em: tecnologia, Inovação,   no SENAI-SP é o de que os cidadãos nele preparados adquiram condições não só de empre-
          Métodos Ágeis, Negócios e DNA Comportamental.    gabilidade, mas de mobilidade profissional, seja por meio de transferência de saberes e com-
          Diretor da empresa Center Cursos.                petências transversais anteriormente adquiridas ou de aquisição de novas competências, na
                                                           perspectiva da educação continuada.
             O profissional de Recursos Humanos que           Diante disso, ultrapassa-se cada vez mais a visão estreita de preparar um posto de trabalho
          consegue decifrar e influenciar pessoas para     e passa-se para o enfoque de competências centradas em pessoas, que favorecem a mobilida-
          contratações mais assertivas, consegue tam-      de profissional e o empreendedorismo em diferentes contextos de atuação profissional.
          bém  economizar  tempo,  dinheiro  e  reduzir
          o  turnover.  87%  das  organizações  demitem
          profissionais em razão de suas atitudes, tem-     Propósito Relativos à Formação dos Alunos
          peramento, falta de garra ou por problemas
          de relacionamento interpessoal.                  Consubstanciando um dos eixos da missão institucional,
          Comportamentos inadequados derrubam                  já evidenciada, de promover a educação profissional
               a mais alta competência técnica.               e tecnológica, o que queremos para os nossos alunos?
             80% do turnover mundial está relacionado a
          erro de contratação. (Harvard University)
             Para ter as competências para contratar com      Essa  pergunta  baliza  a  definição  dos  propósitos  do
          mais assertividade e equilibrar a gestão com-    SENAI-SP na formação de seus alunos, com os claros ob-
          portamental da empresa, além de treinamento      jetivos de priorizar valores sociais, alicerçar condutas e
          em análise comportamental, é indicado que o      escolhas para além da vida escolar em futuro imprevisí-
          profissional de RH tenha acesso a uma ferra-     vel, uma vez que diferente no desejo comum de busca de
          menta de assessment para fazer toda a gestão.    bem-estar pessoal, que inclui a realização profissional.
             Existem muitas opções disponíveis de em-         É pertinente observar que esses propósitos são gerais,
          presas  brasileiras  e  também  internacionais,   ou seja, referem-se a todos os alunos, independentemen-
          cada uma com suas características e padrões      te do curso que realizem, convergindo mais diretamente
          de relatórios, que ajudam o analista a fazer uma   para o aprender a viver juntos e aprender a ser. Não se
          devolutiva  ao  avaliado  sobre  os  resultados,  e   trata, pois, de apontar os objetivos relativos ao desenvol-
          ajudá-lo positivamente com estas informações.    vimento de competências, em termos de conhecimentos,
             Com o uso cada vez mais frequente nas em-     habilidades e atitudes explicitados nos planos de curso,
          presas, a gestão comportamental não beneficia    de acordo com a natureza do trabalho a que se vinculam.
          somente a empresa, pois os colaboradores são        A intenção é a de que os referenciais ora apontados
          os mais beneficiados com o processo. Pois o au-  sejam compreendidos como ideais a serem persegui-              Renato Daracdjian
          toconhecimento é transformador e imprescin-      dos por todos os responsáveis pelo ensino e aprendiza-     Diretor de Unidade de Formação
          dível para todos RH                              gem, incluindo-se os próprios alunos corresponsáveis               Profissional no SENAI
                                                           pela sua formação RH                                       São Paulo - Unidade Guarulhos.


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