Page 20 - Revista Asec
P. 20
História | 20
Depois que você assumiu, qual bairro. Mas o pessoal que trabalha nas empresas tinha que an-
era a principal preocupação? dar 2 mil, 2,5 mil metros para chegar aos pontos de ônibus.
A ASEC já vinha com essa tônica Mas as ocupações irregulares e a mobilidade urbana aqui ain-
desde o tempo do Luis Carlos Teodoro da são um grande problema. As habitações precárias colocam
de que ‘o que é bom para Cumbica é pessoas para viver em condições subumanas. A gente conseguiu
melhor para Guarulhos’. E o que sem- resolver alguma coisa, como no caso da desocupação de área
pre nos preocupou foram as questões próxima aos CDPs, com a participação da Prefeitura e do Gover-
de infraestrutura e segurança. Antes no do Estado. São 470 famílias. Eles começaram e nós termina-
ainda de eu assumir a presidência, mos o serviço lá. Retificamos a área. Porque essa é uma preocu-
participei, com os ex-presidentes pação da ASEC hoje. Fazer com que essas condições subumanas
Wilson Arambul e Luis Teodoro e o de moradia não se repitam.
diretor Helson Shikasho, da constru- Foi a ASEC quem informou o atual prefeito sobre o início de
ção da 2ª Cia. do 44º BPM/M. Era um uma ocupação no terreno do Parque Tecnológico. Havia uma
equipamento que perderíamos se página no Facebook convocando 900 famílias para ocuparem o
não fosse a ASEC. A Infraero estava local. Nós sabemos que as condições seriam as piores possíveis
despejando a Companhia do aero- para as famílias. Além disso, também sabemos o quanto foi difí-
porto. Aqui nós tínhamos uma base, cil conseguir aquela área para o Parque. Fizemos a aproximação
que não tinha força para brigar. Já ha- entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Aquele é um terreno
via a ideia de fazer a Companhia, mas que vale R$ 300 milhões. O Parque Tecnológico é um projeto
nunca saía. Em 90 dias entregamos social. E a desocupação é uma questão social. Não se pode per-
a obra, em 2009. Eram 390 metros mitir 900 famílias morarem em condições degradantes.
quadrados sem nenhum tostão do
poder público, nem do Estado, nem E sobre a mobilidade?
da Prefeitura. Qual era o argumento A mobilidade está diretamente ligada à questão da ocupa-
para buscar ajuda? O aumento da se- ção irregular, pois muitas invasões são feitas em avenidas por
gurança. O empresário não quer ter a aqui. A Cidade Satélite não é um bairro residencial. Nós não
carga assaltada. E a gente conseguiu. temos hospital, posto de saúde, padaria, pracinhas com play-
As questões de segurança aqui ground. Falta um monte de coisas que um bairro residencial
na Cidade Satélite melhoraram mui- tem. Então, a manutenção aqui é diferente. O que nós precisa-
to depois disso. É uma área grande. mos fazer é a liberação dessas áreas invadidas para pavimentar
Estamos falando de 1 milhão e 100 e criar sistemas viários.
pessoas que circulam por dia. Só em
Cumbica a população flutuante é de Hoje estão praticamente desocupadas essas áreas irre-
260 mil pessoas. Juntando o aeropor- gulares na Avenida Cumbica. Ainda no ano passado, chega-
to e as rodovias dá essa multidão. E ram a tirar 1040 famílias. Teve essa desocupação próximo
essa Companhia ainda atende o Hos- dos CDPs. Em 2013 foi retirada a favela São Judas, que era
pital Geral, os presídios. É a única que grande. Então a Avenida Cumbica está praticamente pron-
atende dois distritos policiais, o 8º e o ta. É uma via importante.
3º. Não temos mais casos de seques-
tro relâmpago, que tinha todo dia. Di- Nós fizemos uma parte aqui na Rua Icó, que formou um sis-
minuíram as saidinhas de banco. Na tema viário com a Avenida Santos Dumont; outra parte na Rua
nossa gestão, a segurança passou a Macedônia, em 2014, entre a Dutra e a Avenida Monteiro, a
ser assunto prioritário. Rua São Vicente do Sul, Rua Guarará - o sistema viário ficou
pronto. E agora partimos para um convencimento do prefeito
Qual ponto você ainda considera Guti sobre a importância de fazer a Avenida Monteiro até lá
ser um problema na região? embaixo perto do CDP, pelas ruas Sumé e Areial. Ele entregou
Nós melhoramos muito a ques- o asfaltamento e iniciou-se no dia seguinte uma invasão, pela
tão da circulação de ônibus, que era Rua Ouro Velho. A operação de retirada foi rápida, pois nós
precária. Após o asfaltamento de avisamos o prefeito. E, naquele dia foi anunciado mais asfal-
algumas avenidas, fizemos com que tamento, nas ruas Pilar do Sul, Ouro Velho, Dom Feliciano e
os ônibus circulassem para dentro Olivedos. São Lourenço do Sul e Marcelino Ramos. Fecha um
da Cidade Satélite. Antes eles fica- complexo viário que inibe a invasão. A rua asfaltada e o empre-
vam apenas nas grandes artérias do sário cuidando das calçadas, você inibe.