Page 27 - Revista Asec
P. 27

27 | Inovação






            O que é, de fato, o Parque Tecnológico? No que ele          Essa é uma história antiga na cidade.
          se diferencia de um condomínio empresarial?                Qual é o atual estágio do projeto?

            O Parque Tecnológico é um projeto estruturante de           Nós conseguimos resolver, em 2013,
          desenvolvimento local e é por isso que ele precisa es-     talvez o principal entrave que era a defi-
          tar ligado com políticas públicas para o seu funciona-     nição do local. Nós precisávamos de uma
          mento. Ele envolve três vertentes que devem atuar em       área contígua em condições propícias
          conjunto: a academia (conhecimento); o poder público       para agregar todos esses ativos do conhe-
          municipal (como um indutor de políticas públicas); e a     cimento. Foi concluída de forma positiva
          comunidade empresarial. O Parque vai abrigar empre-        uma negociação, que vinha de muito tem-
          sas que tenham o conhecimento como o maior ativo.          po: o Governo do Estado cedeu, em tro-
          Empresas inovadoras. Esse  é  o elemento conceitual:       ca do perdão de dívidas com o município,
          projetos  sistemáticos  de  transformação  do  conheci-    uma área de 125 mil m2, que é aquela
          mento em riqueza.                                          área onde hoje está instalado o Dry Port.
                                                                     E, junto a essa área, o Estado cedeu ou-
            Por que é importante que ele seja instalado em Cum-      tra de aproximadamente 143 mil m2, para
          bica, onde já existe área específica para o projeto?       que juntas (268 mil m2) abriguem o Par-

            Cumbica concentra mais de 50% das indústrias             que Tecnológico de Guarulhos. O Estado
          da cidade. É um polo industrial. Então, a escolha da       só cedeu com a condição de que ali fun-
          região para sediar o Parque Tecnológico é muito fe-        cione o Parque.
          liz. Cumbica já é um local de transformação, de co-
          nhecimento e inovações. Além disso, nós temos em               O que falta agora é construir.
          Cumbica o aeroporto. É o principal hub da América           Construir e avançar na coloca-
          Latina. Temos ali um fluxo intenso de conhecimento
          que passa por Guarulhos. As nossas indústrias fazem         ção de ativos no local. Você nun-
          uso de insumos que são caros e vêm via aérea. En-           ca vai conseguir implantar isso
          tão, você ter um Parque Tecnológico perto do aero-          em uma só tacada. É preciso ser
          porto traz uma vantagem competitiva muito grande.
          A indústria de Guarulhos tem características fortes:        gradativo, em etapas. No proje-
          como o setor químico e o farmacêutico, que se uti-          to que a gente ajudou a desen-
          lizam do aeroporto. É uma oportunidade de termos            volver, a primeira seria a incuba-
          um ambiente privilegiado para concentrar empresas
          desse tipo. Fora o setor de TIC (Tecnologia de Infor-       dora de empresas tecnológicas.
          mação  e  Comunicação).  A  logística  é  uma  questão      Isso nós já temos. Teríamos que
          fundamental para essa indústria se estabelecer. Por-        transferi-la para lá.  Usaríamos
          tanto, temos vários fatores que justificam o Parque
          Tecnológico ser em Cumbica.                                 aproximadamente 2 mil m2.











 EMBARQUE COM A EXPLORER RUMO A UM
 EMBARQUE COM A EXPLORER RUMO A UM
 UNIVERSO DE NOVOS RESULTADOS.
 UNIVERSO DE NOVOS RESULTADOS.
 Solicite agora mesmo uma avaliação gratuita do marketing digital da
 Solicite agora mesmo uma avaliação gratuita do marketing digital da
 sua empresa e descubra como conseguir mais clientes.
 sua empresa e descubra como conseguir mais clientes.
 (11) 97245-1905  /explorermarketing
 (11) 97245-1905  /explorermarketing
 www.agenciaexplorer.com.br  contato@agenciaexplorer.com.br
 www.agenciaexplorer.com.br  contato@agenciaexplorer.com.br
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32