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DEPOIMENTO



                                                                          Liderança 4.0





                                                             Ser líder nos dias atuais vai muito mais além de
                                                         hierarquia na organização. Antes pensava-se apenas
                                                         no aumento da produtividade, com o passar do tempo

                                                           a abordagem começou a ganhar outro significado.


                                                           Para que as empresas tornem-se competitivas no mercado, precisam estar à frente do
                                                        seu tempo. Torna-se necessário INOVAR e isso significa agregar uma cultura que promova
                                                        relacionamento saudável entre os colaboradores.
                                                           O líder do século XXI ingressa em um processo de valorização das pessoas, não apenas
                                                        nos processos. O líder deixa de ser aquele chefe ditador e passa a ser uma pessoa mobilizan-
                                                        do pessoas, indo além de suas funções gerenciais, como planejar e acompanhar as ativida-
                                                        des dos seus colaboradores.
                                                           A evolução tecnológica e digital decorrente da transformação do mercado nas últimas
                                                        décadas levou as indústrias e o setor de serviços a imensos desafios na Gestão de Recursos
                                                        Humanos, principalmente no que se refere à liderança operacional e estratégica.
                                                           A liderança 4.0, termo que acompanha a expressão “Indústria 4.0”, visa não só a qualida-
                                                        de do serviço, agilidade das informações, diferenças comportamentais, pressão mercadoló-
                                                        gica, como também focar nos resultados sem deixar de lado as pessoas, potencializando-as
                                                        a responder rapidamente as mudanças e construir com um bom ambiente de trabalho.
                                                           Para a Liderança 4.0, o estilo é compartilhar e engajar as pessoas, com uma comunica-
                                                        ção assertiva e transparente, faz com que a compreensão de todos seja mais rápida devido
                                                        à simplicidade existente, tal ação contribui para que a equipe sinta que faz parte de algo
                                                        maior.
                                                           E é claro que nem sempre as coisas sairão como previsto, mas líderes desenvolvedores
                                                        transformam pequenos incidentes em experiências pedagógicas que ensinam a equipe a
                                                        lidar com os desafios ainda maiores futuramente.
                                                           Portanto, o líder que consegue que seus colaboradores deem o melhor de si, geralmente
                                                        conseguem resultados expressivos. E demonstrar que todos juntos, com o mesmo objetivo,
                                                        é o caminho para o comprometimento, respeito e colaboração.



                                                                                    “Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias.
                                                                            Trata-se de uma vida que influencia outra” – John C. Maxwell



                                                                  Todo progresso tecnológico e  di-  safios, autonomia e responsabilidades
                                                               gital ocorrido nas últimas décadas   em seu trabalho e  os consumidores
                                                               transformaram os mercados, indus-    buscam cada vez mais experiências
                                                               triais e serviços levando imensos de-  e  o  desenvolvimento  das  inovações.
            Paulo Ruiz                                         safios à gestão de recursos humanos,   Devido a estas mudanças e com a ne-
            Recursos Humanos da empresa LEPE e                 principalmente no campo da lideran-  cessidade de atrair e desenvolver es-
            Coordenador do Núcleo de Recursos                  ça operacional e da liderança estraté-  tes dois ângulos, as lideranças devem
            Humanos do CIESP - Centro das Indústrias           gica. As equipes buscam maiores de-  atuar cada vez mais estratégica RH
            do Estado de São Paulo - Regional
            Guarulhos, Santa Isabel, Arujá e Mairiporã.



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