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DEPOIMENTO
Liderança 4.0
Ser líder nos dias atuais vai muito mais além de
hierarquia na organização. Antes pensava-se apenas
no aumento da produtividade, com o passar do tempo
a abordagem começou a ganhar outro significado.
Para que as empresas tornem-se competitivas no mercado, precisam estar à frente do
seu tempo. Torna-se necessário INOVAR e isso significa agregar uma cultura que promova
relacionamento saudável entre os colaboradores.
O líder do século XXI ingressa em um processo de valorização das pessoas, não apenas
nos processos. O líder deixa de ser aquele chefe ditador e passa a ser uma pessoa mobilizan-
do pessoas, indo além de suas funções gerenciais, como planejar e acompanhar as ativida-
des dos seus colaboradores.
A evolução tecnológica e digital decorrente da transformação do mercado nas últimas
décadas levou as indústrias e o setor de serviços a imensos desafios na Gestão de Recursos
Humanos, principalmente no que se refere à liderança operacional e estratégica.
A liderança 4.0, termo que acompanha a expressão “Indústria 4.0”, visa não só a qualida-
de do serviço, agilidade das informações, diferenças comportamentais, pressão mercadoló-
gica, como também focar nos resultados sem deixar de lado as pessoas, potencializando-as
a responder rapidamente as mudanças e construir com um bom ambiente de trabalho.
Para a Liderança 4.0, o estilo é compartilhar e engajar as pessoas, com uma comunica-
ção assertiva e transparente, faz com que a compreensão de todos seja mais rápida devido
à simplicidade existente, tal ação contribui para que a equipe sinta que faz parte de algo
maior.
E é claro que nem sempre as coisas sairão como previsto, mas líderes desenvolvedores
transformam pequenos incidentes em experiências pedagógicas que ensinam a equipe a
lidar com os desafios ainda maiores futuramente.
Portanto, o líder que consegue que seus colaboradores deem o melhor de si, geralmente
conseguem resultados expressivos. E demonstrar que todos juntos, com o mesmo objetivo,
é o caminho para o comprometimento, respeito e colaboração.
“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias.
Trata-se de uma vida que influencia outra” – John C. Maxwell
Todo progresso tecnológico e di- safios, autonomia e responsabilidades
gital ocorrido nas últimas décadas em seu trabalho e os consumidores
transformaram os mercados, indus- buscam cada vez mais experiências
triais e serviços levando imensos de- e o desenvolvimento das inovações.
Paulo Ruiz safios à gestão de recursos humanos, Devido a estas mudanças e com a ne-
Recursos Humanos da empresa LEPE e principalmente no campo da lideran- cessidade de atrair e desenvolver es-
Coordenador do Núcleo de Recursos ça operacional e da liderança estraté- tes dois ângulos, as lideranças devem
Humanos do CIESP - Centro das Indústrias gica. As equipes buscam maiores de- atuar cada vez mais estratégica RH
do Estado de São Paulo - Regional
Guarulhos, Santa Isabel, Arujá e Mairiporã.
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