Page 14 - Jornal RH emrevista Edição 6 - Versão online
P. 14

14  www.rhemrevista.com.br


                                                                   COMUNICAÇÃO



           Gestão das Emoções

           no Ambiente





           Organizacional







                                                                                                                                  Claudio Luvi
                                                                                                          Palestrante Comportamental e Motivacional,
                                                                                                              Mentor & Coach de Carreira e Liderança




































             Diante de um cenário competi-   ultrapassem seus  limites  diante   to e falta de confiança da equipe   Uma gestão pautada, baseada
           tivo e complexo, onde se tem valo-  de situações adversas.          em relação ao Líder.              no controle das emoções, que saiba
           rizado cada vez mais o capital hu-  Não temos como evitar certas       Realize a análise pessoal e per-  lidar e controlar as reações quan-
           mano frente aos negócios e, sendo   emoções, diante  das  adversida-  ceba como se sente e reage a si-  to à intensidade e tempo frente às
           uma das características dos co-   des  que  surgem, mas  podemos  e   tuações que tragam desconforto,   situações adversas que acontecem
           laboradores estarem motivados,    temos como controlar as ações e   reagindo de forma negativa e, mo-  no dia a dia organizacional, que
           torna-se necessário e de extrema   reações, como a “intensidade e   nitorar para que tenha um contro-  tenha a percepção e consciência
           importância o  Líder conhecer     tempo”.                           le maior da situação. A mudança   do seu papel de Líder, preocupação
           e  neutralizar  as suas emoções     Quanto à  “intensidade” no      em si, começa a partir da consci-  com a qualidade e entrega fren-
           e  sentimentos negativos que  vi-  momento  de  raiva, por exemplo,   ência do que pode estar  prejudi-  te aos membros da equipe, além
           vencia no seu dia a dia, afetando   não sair gritando com os colegas,   cando o relacionamento com as   da  empatia,  gera  mais  confiança,
           a ele próprio e a quem esteja a sua   membros  da equipe  e, “tempo”   pessoas, equipe de trabalho. Caso   pessoas e equipe mais motivadas e
           volta negativamente, por exem-    não  precisa  ficar  com  raiva  uma   tenha  dificuldade  para  perceber   engajadas em busca dos objetivos e
           plo: tristeza, raiva, ansiedade   semana, um mês, um ano ou até     em que momento ocorre  essas      metas organizacionais, impactan-
           e  medo. Deve  decidir a “inten-  mais por causa da situação, im-   emoções e sentimentos negativos,   do de uma forma geral em ganhos
           sidade e o tempo” de cada uma,    pactando negativamente a siner-   peça opinião de pessoas em quem   pessoais, profissionais e organiza-
           administrando ou evitando que     gia da equipe, gerando desconfor-  confia.                          cionais RH
   9   10   11   12   13   14   15   16