Page 6 - Jornal RH emrevista Edição 6 - Versão online
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                         A LIDERANÇA




                         MOBILIZADORA...Motivar ou


                                                                                           Mobilizar Equipes?





                                          Num contexto marcado por
                                       fortes  desafios  econômicos  e  so-         Penso que  estamos  perante uma mudança de
                                       ciais, com impacto  direto  nos  fa-      paradigma: De um paradigma de motivação para
                                       tores e instrumentos que nos ha-          um paradigma de mobilização.
                                       bituamos a associar  à motivação
                                                                                   Neste quadro atual, no qual
                                       das pessoas nas organizações, fará       quase  nada  de  “material”  existe   lideranças assumem novos e re-
                                                                                                                 novados papéis. A  Liderança
                                       sentido continuar a falar no papel
                                       dos líderes, enquanto agentes ati-       ao dispor dos gestores de pessoas,   Mobilizadora é, claramente, a
                                                                                                                 chave para o sucesso nos proces-
                                                                                mobilizar  equipes  significa,  aci-
                                       vos e “fontes” de motivação?
                                          Sinceramente,  acho que não!          ma de tudo, envolver, comunicar,   sos de envolvimento das equipes
                                       Acredito, cada vez menos, na ne-         criar compromissos comuns, ino-  e  na necessidade  de  orientação
                                       cessidade de  se promover a mo-          var, partilhar, acreditar, integrar,   permanente dos melhores “ca-
                                                                                                                 minhos” na superação dos obje-
                                                                                confiar e, sobretudo, energizar.
                                       tivação das pessoas das nossas
                                                                                   Mobilizar é, pois, a pala-
                                       equipes.  Acredito,  cada vez mais       vra de ordem! Neste quadro, as   tivos traçados face aos contextos
                                                                                                                 turbulentos.
                                       (sobretudo no campo da necessi-
                                       dade de envolvimento dos cola-
                                       boradores nos atuais contextos de      Mas, o que caracteriza, afinal, a Liderança Mobilizadora?
                                       incerteza nas organizações) de se         Trata-se de uma (nova) liderança capaz de…
                                       promover um clima facilitador da
                                       automotivação nas nossas empre-           •    ENVOLVER: Os colabo-      percorrer; do “que se passa” em
                                       sas, pois só uma “visão auto moti-     radores em torno de um propó-     relação ao presente/futuro da or-
                                       vadora” permitirá alcançar as me-      sito  significativo  comum  a  todos;   ganização; falar sempre verda-
                                       tas e determinar o sucesso.            envolver as equipes na procura de   de, mesmo quando não se pode
                                          Ora, em tempos  de  incerteza,      soluções  para os  problemas  con-  “dizer muito” acerca de determi-
                                       de constantes mudanças,  em que        cretos; o  líder mobilizador  não   nada situação ou momento.
                                       nem sempre os resultados surgem        desfoca nunca os resultados, mas
                                       como proporcionais ao esforço          envolve as pessoas e as equipes      •   INOVAR: Fazer sempre
                                       que lhes  emprestamos, mais do         no seu alcance; os  sucessos  são   diferente  apenas dos riscos asso-
                                       que persistir em (tentar) motivar      de todos, não apenas no líder.    ciados; ser capaz de  empreender
                                       as pessoas,  importa  mobilizar                                          novas ideias e desafios, apesar dos
                                       as nossas equipes, tendo em vista         •    COMUNICAR MUITO           contextos adversos e desafiadores.
                                       uma clara orientação para respos-      E SEMPRE: Comunicar de todas
                                       tas de emergência à mutabilidade       as formas possíveis, informando      •   ENERGIZAR: Ter e de-
                                       das circunstâncias.                    da situação e  dos caminhos a     monstrar a energia necessária em
                                                                                                                cada momento; passar “energia
                                                                                                                positiva  para  a organização”; ser
                                                                                                                exemplar nas suas ações; utilizar
                                                                                                                palavras e expressões  positi-
                                                                                                                vas, por exemplo: “Desafio em vez
                                                                                                                de “problema”; celebrar  os suces-
                                                                                                                sos das equipes e da empresa, re-
                                                                                                                forçando os comportamentos e as
                                                                                                                “conquistas” em público (comuni-
                                                                                                                cação interna e externa).
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