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Gestão
Carlos Carvalho
Diretor Consultor da empresa New Company Empregos
de Mudanças
Diariamente, o mundo passa por transformações, e algumas delas modificam
o comportamento das pessoas e o funcionamento de tudo para sempre.
No mundo corporativo, surgiram novas soluções tecnológicas, processos
inovadores, culturas organizacionais e normas para maximizar a produtividade
e melhorar os resultados
Para acompanhar todas essas transformações,
é preciso se adaptar. Caso contrário, a concorrên-
cia dispara e, em pouco tempo, a empresa perde
competitividade. Na pior das hipóteses, ela pode
até deixar de existir por não atender as expectativas
e necessidades do novo consumidor, que vive em
plena transformação digital, empoderado pelo fácil
acesso às informações.
A gestão de mudanças é, acima de tudo,
uma competência organizacional. Trata-se de
uma abordagem para gerir o fator humano e
sua complexidade nos projetos de mudança da
organização. O objetivo é gerar um propósito, Os principais
promover o engajamento e dar um sentido benefícios à empresa
mais amplo às mudanças necessárias e/ou Com a gestão de mudanças, a
indispensáveis para a empresa. empresa pode ampliar as chances
dos resultados esperados na tran-
É preciso mudar e, além sição, para serem atingidos ou até
disso, saber como fazer essa superados, sendo capaz de avaliar os
transição ser a menos dificul- impactos organizacionais da mudan-
tosa possível. O fundamental ça, identificar oportunidades de excluir
é preparar os colaboradores modelos antigos ou de implementar
e habituá-los com o que há novas competências de gestão.
de novo, e como isso será Também existe os stakeholders,
introduzido em sua rotina de que avalia o grau de confiança da
trabalho, garantindo, assim, equipe com o produto do projeto,
que a mudança aconteça de e programa ações para contornar
maneira positiva e traga resul- possíveis resistências travestidas de
tados esperados. insegurança.