Page 31 - Revista ASEC press - Edição 07 - MKC
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indústrias, com produtos que se com- É comum vermos a indústria lidando com o varejo como um cliente e não
plementam na vida do consumidor. como um parceiro estratégico.
Pois, é no PDV que as novas opor-
tunidades podem ser identificadas, O mesmo acontece com o varejo. Mas, essa
gerando informações tão ricas que relação pode e deve ser muito mais estratégica e
poderiam, inclusive, mudar o posicio- proveitosa, se ambos entenderem que precisam
namento da marca de alguns produtos construir seus planos de vendas juntos, o que
e, possivelmente, reverter dificuldades
enfrentadas com uma retomada muito atualmente se torna ainda mais necessário pela
mais eficiente dos resultados quando imprevisibilidade do mercado.
tudo se normalizar.
Independentemente do cenário, todos querem e precisam vender mais, porém
O relacionamento a primeira coisa que vem à mente são os grandes investimentos necessários.
Muitas vezes as empresas se deparam com a falta de possibilidades para uma
entre indústria e varejo recuperação unilateral. E, ao contrário do que se pensa, a verdadeira chave
precisa ir além das para potencializar os negócios é utilizar de relações existentes, interdependentes
e com elas as informações já disponíveis, que possam contribuir para atingir
relações comerciais. bons resultados para ambos.