Page 28 - Revista CIESP - Edição 26
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Não basta
                     PONTO DE VISTA




                               ser bom












                               É preciso dizer isso para seu cliente


                                                                                                    Por Paulo Manso


                                     magine esse empresário: ele tem um ótimo      Antes  de  qualquer  coisa,  é
                                     produto, preços competitivos, uma indús-   importante deixar claras as dife-
                                     tria organizada e funcionários satisfeitos.   renças entre o que é publicidade e
                                     Mas ele, e sua empresa, não são conhecidos   o que é conteúdo editorial. Apesar
                                Ido grande público ou do seu mercado.           de ambos os serviços terem o mes-
                                   Agora, veja esse caso: a indústria desse     mo importante objetivo de divul-
                                empresário é super conhecida e respeitada, até   gar algo, cada um tem uma forma
                                mesmo fora da cidade. Mas essa empresa não      de ser feito. O setor de marketing
                                “fala” com ninguém. As coisas andam sozinhas,   de uma empresa se encarrega da
                                comercialmente falando, e a marca não conversa   parte publicitária: das artes dos
                                com a sociedade.                                anúncios a serem veiculados, dos
                                   Não foram poucas as vezes que eu, durante    eventos apoiados pela empresa
                                minha carreira de jornalista, me deparei com    etc. Isso tem um custo. Se o empre-
                                entrevistados que reclamavam de situações       sário aprovar esse investimento, o
                                como as descritas acima. E muitas outras que    setor de marketing produz a peça,
                                envolvem a comunicação.                         compra o espaço e a mensagem é
                                   Para todos eles, eu sempre sugeri que inves-  transmitida. Caso encerrado.
                                tissem em profissionais que pudessem gerar con-
                                teúdos sobre eles, suas empresas e seus produtos.   Com o conteúdo editorial é
                                Um jornalista ou uma agência de comunicação.     diferente. A pauta, o assunto
                                   Conhecem aquele ditado sobre o motivo do       precisa ser relevante, já que
                                ovo de galinha ser mais consumido do que o      ele pretende ocupar uma parte
                                de avestruz, mesmo este sendo maior e mais       nos veículos de comunicação
                                nutritivo do que aquele? Sim, ele resume bem a    que não está à venda. Esse
                                necessidade de o empresário “cacarejar” mais        é o trabalho do assessor
                                alto sobre o quanto seu produto é bom para seu       de imprensa: “vender”
                                público.                                           seu cliente (ou o assunto
                                   E isso vale para qualquer negócio. Qualquer     que ele quer divulgar) sem
                                negócio mesmo! Mas como estou falando com         gasta um tostão. É por isso
                                industriais, vale demonstrar algumas diferenças     que assunto precisa ser
                                importantes que têm o serviço de assessoria de      bom, de relevância, que
                                comunicação para esse tipo de empresário.            gere interesse público.





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