Page 28 - Revista CIESP - Edição 26
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Não basta
PONTO DE VISTA
ser bom
É preciso dizer isso para seu cliente
Por Paulo Manso
magine esse empresário: ele tem um ótimo Antes de qualquer coisa, é
produto, preços competitivos, uma indús- importante deixar claras as dife-
tria organizada e funcionários satisfeitos. renças entre o que é publicidade e
Mas ele, e sua empresa, não são conhecidos o que é conteúdo editorial. Apesar
Ido grande público ou do seu mercado. de ambos os serviços terem o mes-
Agora, veja esse caso: a indústria desse mo importante objetivo de divul-
empresário é super conhecida e respeitada, até gar algo, cada um tem uma forma
mesmo fora da cidade. Mas essa empresa não de ser feito. O setor de marketing
“fala” com ninguém. As coisas andam sozinhas, de uma empresa se encarrega da
comercialmente falando, e a marca não conversa parte publicitária: das artes dos
com a sociedade. anúncios a serem veiculados, dos
Não foram poucas as vezes que eu, durante eventos apoiados pela empresa
minha carreira de jornalista, me deparei com etc. Isso tem um custo. Se o empre-
entrevistados que reclamavam de situações sário aprovar esse investimento, o
como as descritas acima. E muitas outras que setor de marketing produz a peça,
envolvem a comunicação. compra o espaço e a mensagem é
Para todos eles, eu sempre sugeri que inves- transmitida. Caso encerrado.
tissem em profissionais que pudessem gerar con-
teúdos sobre eles, suas empresas e seus produtos. Com o conteúdo editorial é
Um jornalista ou uma agência de comunicação. diferente. A pauta, o assunto
Conhecem aquele ditado sobre o motivo do precisa ser relevante, já que
ovo de galinha ser mais consumido do que o ele pretende ocupar uma parte
de avestruz, mesmo este sendo maior e mais nos veículos de comunicação
nutritivo do que aquele? Sim, ele resume bem a que não está à venda. Esse
necessidade de o empresário “cacarejar” mais é o trabalho do assessor
alto sobre o quanto seu produto é bom para seu de imprensa: “vender”
público. seu cliente (ou o assunto
E isso vale para qualquer negócio. Qualquer que ele quer divulgar) sem
negócio mesmo! Mas como estou falando com gasta um tostão. É por isso
industriais, vale demonstrar algumas diferenças que assunto precisa ser
importantes que têm o serviço de assessoria de bom, de relevância, que
comunicação para esse tipo de empresário. gere interesse público.
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