Page 29 - Revista CIESP - Edição 26
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PONTO DE VISTA
Feita essa diferenciação, passemos a outro ponto importante sobre o Portanto, amigo industrial,
trabalho de um assessor de comunicação para uma indústria: entender invista em sua comunicação. Mes-
qual é o público alvo de seu cliente. mo sendo seu produto algo muito
específico ou técnico demais para
Isso faz toda a diferença na hora de medir o resultado da falar ao grande público. Ele é bom
penetração da mensagem enviada. Geralmente, uma indús- o suficiente para gerar conteúdo
tria não gera assunto de interesse geral. Comumente, são personalizado para quem importa
produtos específicos, técnicos, com peculiaridades que não para você: seu cliente
vão atrair o grande público. Desta forma, o trabalho “tra-
dicional” do assessor de imprensa não dá tanto resultado.
Via de regra, o melhor a se fazer é entender exatamente com quem o
empresário precisa falar. Afinar essa busca e definir com precisão qual é
seu alvo, que pode até ser menor em quantidade, mas dará mais retorno
à mensagem.
A partir daí o caminho é definir o formato (vídeo, texto, foto, áudio)
e produzir conteúdo específico para o público do cliente. E ele divulgará
esse conteúdo em seus próprios meios de comunicação: mural da empresa,
revistas internas, revistas direcionadas (customizadas), telas de TV espa-
lhadas pela indústria, site, página no Facebook, listas de Whatsapp etc.
PAULO MANSO
Há diversas formas de se espalhar essa mensagem, mesmo não utilizando jornalista e diretor responsável
os grandes (e generalistas) veículos de comunicação. pela agência Lupacom Comunicação
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