Page 29 - Revista CIESP - Edição 26
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PONTO DE VISTA





            Feita essa diferenciação, passemos a outro ponto importante sobre o    Portanto, amigo industrial,
          trabalho de um assessor de comunicação para uma indústria: entender   invista em sua comunicação. Mes-
          qual é o público alvo de seu cliente.                                 mo sendo seu produto algo muito
                                                                                específico ou técnico demais para
             Isso faz toda a diferença na hora de medir o resultado da          falar ao grande público. Ele é bom
           penetração da mensagem enviada. Geralmente, uma indús-               o suficiente para gerar conteúdo
           tria não gera assunto de interesse geral. Comumente, são             personalizado para quem importa
           produtos específicos, técnicos, com peculiaridades que não           para você: seu cliente
           vão atrair o grande público. Desta forma, o trabalho “tra-
           dicional” do assessor de imprensa não dá tanto resultado.


            Via de regra, o melhor a se fazer é entender exatamente com quem o
          empresário precisa falar. Afinar essa busca e definir com precisão qual é
          seu alvo, que pode até ser menor em quantidade, mas dará mais retorno
          à mensagem.
            A partir daí o caminho é definir o formato (vídeo, texto, foto, áudio)
          e produzir conteúdo específico para o público do cliente. E ele divulgará
          esse conteúdo em seus próprios meios de comunicação: mural da empresa,
          revistas internas, revistas direcionadas (customizadas), telas de TV espa-
          lhadas pela indústria, site, página no Facebook, listas de Whatsapp etc.
                                                                                                     PAULO MANSO
          Há diversas formas de se espalhar essa mensagem, mesmo não utilizando          jornalista e diretor responsável
          os grandes (e generalistas) veículos de comunicação.                       pela agência Lupacom Comunicação
















































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