Page 24 - Revista CIESP Guarulhos Edição 33 - midiakitcom
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ARTIGO




                                                                   4. Produto e Preço Internacional:
                                                                      Seu  produto pode  competir em outros
                                                                    mercados? A adaptação do produto a outros
                                                                    mercados implica adaptá-lo às regulamen-
                                                                    tações de cada país (na forma de barreiras
                                                                     tarifárias, controles ambientais, cer ti-
                                                                     ficações, etc.), embalagem e rotulagem
                                                                     (descrição do produto, cor dos rótulos,
                                                                      idiomas, etc.).
                                                                         Para acessar mercados internacionais,
                                                                      é essencial oferecer um bom produto e
                                                                       ou serviço, com reais vantagens e preços
                                                                       competitivos.
                                                                          Por isso, é importante agregar valor
                                                                        ao seu produto ou serviço, e calcular
                                                                     corretamente os preços de exportação, que
                                                               precisam estar alinhados ao restante da concor-
                                                               rência e viabilizá-lo no mercado-alvo.



                                                              5. Área Financeira e Jurídica:
                                                                Você tem capacidade financeira? Gestão eficaz
                                                             do fluxo de caixa é fundamental para o comércio
                                                             internacional e exportação, incluindo o ciclo de
                                                             pagamentos e cobranças. Exportar ou importar,
                                                             para ou de outros países, exigirá fôlego financeiro
                                                             necessário não apenas para manter seu fluxo de
                                                                 caixa, mas também para cobrir suas operações.



                                                                  6. Departamento de Exportação:
                                                                     Somente depois de consolidar essa expe-
                                                                   riência internacional, seria a vez de criar
                                                                   um departamento de exportação próprio,
                                                                   hierarquicamente vinculado à gestão geral e
                                                                    comercial, e também deve estar intimamen-
                                                                    te relacionado à área de P&D e produção.



                                                                     Lembre-se:  Para acessar a arena internacional
                                                                     e jogar suas fichas com movimentos decisivos,
                                                                      imprescindível não abrir mão de desenvolver
                                                                      um bom produto, uma equipe preparada e a
                                                                       busca de agentes ou distribuidores que abrirão
                                                                       portas para os seus novos mercados. Portanto,
                                                                       nesse processo é necessário adaptar a or-
                                                                        ganização interna da sua empresa, realocar
                                                                        tarefas, verificar e treinar a equipe, a fim de
                                                                        se preparar para a nova estratégia de cresci
                                                                        mento internacional


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