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ARTIGO
Alguns pontos importantes para ajudá-lo na decisão de se
preparar para entrar no mundo do comércio internacional:
1. Comercial e Marketing: quantidades, sua especialização ou sua capacidade de
Você está pronto para vender para fora do se financiar pelo menor custo possível.
país? No campo comercial, a empresa precisa ter A vantagem competitiva oferecida pelas economias
alguém dedicado ao comércio internacional, a fim de escala tem a ver com o fato de que você pode pro-
de dedicar tempo (estudos de prospecção, via- duzir mais de um produto para diferentes mercados
gens...), esforço e atenção focados nas demandas (estratégia usual no comércio exterior), sem aumentar
internacionais no momento certo, para não perder o custo médio por unidade de produto.
nenhuma oportunidade.
2. Departamento de Produção: 3. Logística e Transporte:
Você está preparado para otimizar e expandir Você pode entregar os pedidos dentro dos prazos
sua produção? Se você fabrica seu próprio pro- solicitados pelo seu cliente no exterior? A escolha do
duto, além de vendê-lo, deve considerar outras meio de transporte e do transportador é essencial. Seus
importantes variáveis: custo de tecnologia, energia, clientes solicitarão flexibilidade e rapidez na entrega.
água, preço do dólar, etc. Aqui, o conselho é não se comprometer com o primeiro
Além disso, também será fundamental con- operador logístico; se não houver, pelo menos, três
siderar os custos de matérias-primas, e projetar candidatos para escolher o mais confiável em cada
a escala econômica de sua linha. Assegurar que operação estrangeira pelas melhores condições de
você seja capaz de comprar materiais em grandes qualidade de serviços x preço.
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