Page 12 - jornal_rh_emrevista_edicao_5_midiakitcom
P. 12
EMPREGABILIDADE
Contratações Conhecendo a Proposta
mais assertivas Educacional do SENAI-SP
Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica
A finalidade básica da educação profissional e tecnológica é a de conduzir ao permanente
desenvolvimento para a vida produtiva e para o exercício da cidadania, contribuindo para o
desenvolvimento social e econômico do país.
Na perspectiva de processo para o desenvolvimento de competências requeridas pela na-
tureza do trabalho, a educação profissional e tecnológica visa permitir as pessoas assumirem
atividades profissionais, como empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor, em suas
diferentes formas.
Dado o contexto de rápidas e contínuas mudanças que caracterizam a sociedade e das
Alex Borges consequências diretas geradas no mercado de trabalho, um dos fins da educação profissional
Palestrante e Facilitador em: tecnologia, Inovação, no SENAI-SP é o de que os cidadãos nele preparados adquiram condições não só de empre-
Métodos Ágeis, Negócios e DNA Comportamental. gabilidade, mas de mobilidade profissional, seja por meio de transferência de saberes e com-
Diretor da empresa Center Cursos. petências transversais anteriormente adquiridas ou de aquisição de novas competências, na
perspectiva da educação continuada.
O profissional de Recursos Humanos que Diante disso, ultrapassa-se cada vez mais a visão estreita de preparar um posto de trabalho
consegue decifrar e influenciar pessoas para e passa-se para o enfoque de competências centradas em pessoas, que favorecem a mobilida-
contratações mais assertivas, consegue tam- de profissional e o empreendedorismo em diferentes contextos de atuação profissional.
bém economizar tempo, dinheiro e reduzir
o turnover. 87% das organizações demitem
profissionais em razão de suas atitudes, tem- Propósito Relativos à Formação dos Alunos
peramento, falta de garra ou por problemas
de relacionamento interpessoal. Consubstanciando um dos eixos da missão institucional,
Comportamentos inadequados derrubam já evidenciada, de promover a educação profissional
a mais alta competência técnica. e tecnológica, o que queremos para os nossos alunos?
80% do turnover mundial está relacionado a
erro de contratação. (Harvard University)
Para ter as competências para contratar com Essa pergunta baliza a definição dos propósitos do
mais assertividade e equilibrar a gestão com- SENAI-SP na formação de seus alunos, com os claros ob-
portamental da empresa, além de treinamento jetivos de priorizar valores sociais, alicerçar condutas e
em análise comportamental, é indicado que o escolhas para além da vida escolar em futuro imprevisí-
profissional de RH tenha acesso a uma ferra- vel, uma vez que diferente no desejo comum de busca de
menta de assessment para fazer toda a gestão. bem-estar pessoal, que inclui a realização profissional.
Existem muitas opções disponíveis de em- É pertinente observar que esses propósitos são gerais,
presas brasileiras e também internacionais, ou seja, referem-se a todos os alunos, independentemen-
cada uma com suas características e padrões te do curso que realizem, convergindo mais diretamente
de relatórios, que ajudam o analista a fazer uma para o aprender a viver juntos e aprender a ser. Não se
devolutiva ao avaliado sobre os resultados, e trata, pois, de apontar os objetivos relativos ao desenvol-
ajudá-lo positivamente com estas informações. vimento de competências, em termos de conhecimentos,
Com o uso cada vez mais frequente nas em- habilidades e atitudes explicitados nos planos de curso,
presas, a gestão comportamental não beneficia de acordo com a natureza do trabalho a que se vinculam.
somente a empresa, pois os colaboradores são A intenção é a de que os referenciais ora apontados
os mais beneficiados com o processo. Pois o au- sejam compreendidos como ideais a serem persegui- Renato Daracdjian
toconhecimento é transformador e imprescin- dos por todos os responsáveis pelo ensino e aprendiza- Diretor de Unidade de Formação
dível para todos RH gem, incluindo-se os próprios alunos corresponsáveis Profissional no SENAI
pela sua formação RH São Paulo - Unidade Guarulhos.
12 www.rhemrevista.com.br