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CONHECIMENTO
As pessoas são Mas, nem tudo está perdido! Podemos
diferentes, sim! administrar estes conflitos de forma natural E, em qualquer
Muito diferentes, com algumas práticas, inseridas facilmente situação
mas o mais no dia a dia do comércio. mais tensa, o
importante Ser imparcial, ou seja, não tomar parte de nenhum dos fundamental é
de tudo é a lados, e manter-se neutro, reto, e não favorecer alguém se manter firme,
em detrimento de terceiro, são primordiais para o gestor.
habilidade em se É essencial que o gerente da loja observe e conheça a re- pois as pessoas
colocar no lugar alidade dos fatos, para ser justo na tomada de decisões. tendem a respeitar
Além disso, é imprescindível que o gestor ouça os dois
do outro. Quando lados e entenda os pontos de vista conflitantes antes de e ouvir melhor
começamos tomar qualquer decisão. quem se mantém
a praticar E não se omita, pois, se o clima esquentar e as partes no controle sendo
a empatia, não se resolverem de forma amigável, aí sim entra a pos- racional, agindo
tura do líder, em tomar uma decisão e encerrar o problema
começamos a de vez, mas jamais se retirar sem resolver o conflito. pelo raciocínio e
entender melhor o A participação e opinião de todos é muito importante, não pelo “calor”
espaço do outro, portanto, ouça os argumentos e propostas de uma forma do momento da
saber que naquele serena, e natural, estimulando um diálogo amigável entre discussão das
todos. Além disso, a troca de ideias, é muito importante,
dia ele pode não pois permite que as pessoas se conheçam melhor. emoções.
ter acordado bem,
e que existem
problemas em
sua casa, família
ou saúde. Dentre
tantos outros
fatores, alguns,
excepcionais, o
fizeram, naquele
momento, tomar
uma decisão ou
uma atitude que
normalmente
não faria.