Page 10 - jornal_rhemrevista_ed_10
P. 10

10  www.rhemrevista.com.br


                                                                        ARTIGO




                                    PNL, o efeito Zeigarnik


                            e os 'assuntos inacabados'





                                                                                 Deixando coisas por fazer


                                                                                 Em nossos workshops de PNL, falamos sobre “laços aber-
                                                                              tos” e os usamos para tornar os insights e as técnicas da PNL
                                                                              mais marcantes – e para conseguir muito mais aprendizado em
                                                                              um determinado período do treinamento do que seria possível
                                                                              com a tradicional abordagem início-meio-fim.
                                                                                 Por exemplo, se começarmos a explorar um tópico como
                                                                              Rapport, poderemos desenvolvê-lo até certo ponto e, em se-
                                                                              guida, abandoná-lo e ir para outro tópico – deixando um laço
                                                                              aberto. Voltamos a ele mais tarde, ou mesmo alguns dias de-
                                                                              pois e ampliamos mais o tópico.

                                                                                 Por que esse estilo aparentemente descuidado?

                                                                                 Por que deixar as coisas inacabadas?

                                                                                 Será que a melhor maneira de treinar as pessoas é dar
                                                                              a elas todo o conteúdo do tópico antes de passar para o
                                                                              próximo?

                                                                                 Não tanto. Como Bluma Zeigarnik demonstrou em 1927 em
                                                                              um artigo em que ela afirma que tarefas inacabadas são lem-
                                                                              bradas melhor do que as concluídas.

                                                                                 O que são 'assuntos inacabados'?

                                                                                 • Você já teve uma discussão telefônica com alguém na
                                                                              qual a pessoa “desligou o telefone na sua cara”?

                                                                                 • Você já leu o capítulo de um romance que terminava
                                                                              em um precipício e, embora estivesse com tanto sono que
                                                                              mal conseguia manter os olhos abertos, teve que ler o capí-
                                                                              tulo seguinte para descobrir o que acontecia depois?

                                                                                 • Você já saiu de casa para ir trabalhar e sentiu uma sen-
                                                                              sação incômoda de ter esquecido alguma coisa – apenas
                                                                              para descobrir, quando já era tarde demais para retornar,
                                                                              que você havia esquecido a carteira ou algum outro item
                                                                              importante?

                                                                                 Qual é o fator comum nessas perguntas? Todas implicam
                                                                              em assuntos inacabados – pontas soltas, laços abertos.
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14