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COMUNICAÇÃO
Gestão das Emoções
no Ambiente
Organizacional
Claudio Luvi
Palestrante Comportamental e Motivacional,
Mentor & Coach de Carreira e Liderança
Diante de um cenário competi- ultrapassem seus limites diante to e falta de confiança da equipe Uma gestão pautada, baseada
tivo e complexo, onde se tem valo- de situações adversas. em relação ao Líder. no controle das emoções, que saiba
rizado cada vez mais o capital hu- Não temos como evitar certas Realize a análise pessoal e per- lidar e controlar as reações quan-
mano frente aos negócios e, sendo emoções, diante das adversida- ceba como se sente e reage a si- to à intensidade e tempo frente às
uma das características dos co- des que surgem, mas podemos e tuações que tragam desconforto, situações adversas que acontecem
laboradores estarem motivados, temos como controlar as ações e reagindo de forma negativa e, mo- no dia a dia organizacional, que
torna-se necessário e de extrema reações, como a “intensidade e nitorar para que tenha um contro- tenha a percepção e consciência
importância o Líder conhecer tempo”. le maior da situação. A mudança do seu papel de Líder, preocupação
e neutralizar as suas emoções Quanto à “intensidade” no em si, começa a partir da consci- com a qualidade e entrega fren-
e sentimentos negativos que vi- momento de raiva, por exemplo, ência do que pode estar prejudi- te aos membros da equipe, além
vencia no seu dia a dia, afetando não sair gritando com os colegas, cando o relacionamento com as da empatia, gera mais confiança,
a ele próprio e a quem esteja a sua membros da equipe e, “tempo” pessoas, equipe de trabalho. Caso pessoas e equipe mais motivadas e
volta negativamente, por exem- não precisa ficar com raiva uma tenha dificuldade para perceber engajadas em busca dos objetivos e
plo: tristeza, raiva, ansiedade semana, um mês, um ano ou até em que momento ocorre essas metas organizacionais, impactan-
e medo. Deve decidir a “inten- mais por causa da situação, im- emoções e sentimentos negativos, do de uma forma geral em ganhos
sidade e o tempo” de cada uma, pactando negativamente a siner- peça opinião de pessoas em quem pessoais, profissionais e organiza-
administrando ou evitando que gia da equipe, gerando desconfor- confia. cionais RH