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CAPA
Características e Sintomas
Sintetizam-se em sensações de extrema exaustão (mesmo em
períodos de descanso), despersonalização (indiferença em relação
a acontecimentos que antes davam prazer), distanciamento afeti-
vo e agressividade.
A síndrome apresenta como característica principal um estado
de tensão emocional e estresse crônicos provocados por ambientes
organizacionais, cujas condições muitas vezes são desfavoráveis à
qualidade de vida do profissional. Geralmente são ambientes ca-
racterizados por desrespeito, descumprimento da legislação tra-
balhista, instalações físicas e ambientes de trabalho inadequados,
ineficiência na gestão, ausência de desenvolvimento de equipes,
excessiva carga horária, condutas abusivas por parte das empre-
sas e clima organizacional, gerando desconfiança e insegurança.
Como identificar um colaborador com Síndrome de
Burnout?
• Baixa produtividade – Falta de concentração – Irritabili-
dade extrema – Mudanças bruscas de humor sem razão aparente
– Lapsos de memória – Faltas decorrentes no trabalho sem expli-
cação – Dificuldade na aceitação de mudanças – Perda de inicia-
tiva – Negligência ou escrúpulo excessivo – Sentimento de aliena-
ção – Baixa autoestima – entre outros.
Principais causas
• Liderança ineficiente e insegura – Ausência de reconhe-
cimento – Falta de mobilidade de carreira pode desestimular o
profissional ao não ter perspectivas futuras – Falta de empatia e
comunicação negativa e agressiva – Condições ambientais inade-
quadas – Falta de cooperação – Desiquilíbrio entre vida pessoal e
profissional – entre outros.
Como prevenir o problema
• Adotar programas preventivos e estratégias cognitivo
comportamentais individuais e organizacional, para minimizar
os efeitos e melhorar as habilidades de enfrentamento e redução
do Burnout. Temos como exemplo: gerar condições de trabalho
adequadas que fomentem a saúde e o bem-estar dos colaborado-
res, acompanhar e gerenciar conflitos de equipes, ajustamento a
sobrecarga de trabalho e redistribuição das tarefas para torná-la
mais administrável. Por exemplo:
• Definir objetivos na vida
profissional e pessoal;
Essas mudanças repercutem diretamente de
• Participar de atividades maneira intensa na saúde dos profissionais,
principalmente na área de Recursos Humanos
recreativas e de lazer RH