Page 11 - Jornal RH emrevista Edição 6 - Versão online
P. 11
www.rhemrevista.com.br 11
FIQUE POR DENTRO
Ricardo Menezes Brandão
Diretor de Negócios na empresa VRS Recursos Humanos
As contratações dos Recursos Humanos
Dicas para melhorar no recrutamento e seleção de colaboradores
No passado, tínhamos um RH voltado para dentro, no qual era basicamente um departamento pessoal. A
preocupação com as pessoas e consequentemente o clima interno não existiam. Porém, os tempos mudaram.
Hoje, a área de Recursos Humanos tomou o lugar merecido na gestão das empresas. A qualidade de vida
ganhou eco, e um melhor ambiente interno trouxe frutos inesperados para alguns, mas claros para muitos, por
exemplo: o ganho de produtividade, redução nos custos com má qualidade e melhora nos produtos e serviços.
com a empresa, você precisa co- Vencida essa fase, você recebe-
nhecer muito bem o cliente in- rá muitos currículos, sendo vital
terno e externo, saber o clima, os ter uma boa ferramenta “robô”, de estar “do outro lado da mesa”, como um
desafios, os anseios e traçar um que ajude a tirá-los, facilitando o inquisidor.
bom perfil do candidato. trabalho dos selecionadores, dei- Com certeza, no processo para contratar
Para atrair bons candidatos, é xando que cuidem mais das pes- funcionários, você encontrará currículos
fundamental ter uma boa agência soas. excelentes, mas eles não devem ofuscar um
para capacitação de talentos e uma Escolhido os candidatos, fei- atributo essencial para um profissional — a
opção de qualidade para os clien- to o agendamento, virá a fase de capacidade de trabalhar em equipe, sempre
tes. Também é necessário na bus- "namoro" do candidato com a em- fique atento nisso.
O que isso tem a ver ca de candidatos, estar presente na presa contratante. Esta é a hora do Por fim, surpreenda o cliente, entregue
com contratação memória das pessoas, por meio do respeito ao profissional, as suas se possível acima de suas expectativas, faça
pessoal? uso das redes sociais de forma ati- ansiedades e sonhos. Temos a o melhor e, após as decisões, dê o feedback
Tudo a ver! Para se con- va, investimento em um site quali- obrigação de atender na hora mar- aos escolhidos e aos que ficaram fora do pro-
tratar colaboradores com- ficado e leve, onde se pode navegar cada e criar empatia, o qual aju- cesso. Respeito é fundamental ao candidato,
prometidos e alinhados com excelência. dará muito nas entrevistas, nada ao cliente e a imagem da sua empresa RH
RH