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ARTIGO
A LIDERANÇA
MOBILIZADORA...Motivar ou
Mobilizar Equipes?
Num contexto marcado por
fortes desafios econômicos e so- Penso que estamos perante uma mudança de
ciais, com impacto direto nos fa- paradigma: De um paradigma de motivação para
tores e instrumentos que nos ha- um paradigma de mobilização.
bituamos a associar à motivação
Neste quadro atual, no qual
das pessoas nas organizações, fará quase nada de “material” existe lideranças assumem novos e re-
novados papéis. A Liderança
sentido continuar a falar no papel
dos líderes, enquanto agentes ati- ao dispor dos gestores de pessoas, Mobilizadora é, claramente, a
chave para o sucesso nos proces-
mobilizar equipes significa, aci-
vos e “fontes” de motivação?
Sinceramente, acho que não! ma de tudo, envolver, comunicar, sos de envolvimento das equipes
Acredito, cada vez menos, na ne- criar compromissos comuns, ino- e na necessidade de orientação
cessidade de se promover a mo- var, partilhar, acreditar, integrar, permanente dos melhores “ca-
minhos” na superação dos obje-
confiar e, sobretudo, energizar.
tivação das pessoas das nossas
Mobilizar é, pois, a pala-
equipes. Acredito, cada vez mais vra de ordem! Neste quadro, as tivos traçados face aos contextos
turbulentos.
(sobretudo no campo da necessi-
dade de envolvimento dos cola-
boradores nos atuais contextos de Mas, o que caracteriza, afinal, a Liderança Mobilizadora?
incerteza nas organizações) de se Trata-se de uma (nova) liderança capaz de…
promover um clima facilitador da
automotivação nas nossas empre- • ENVOLVER: Os colabo- percorrer; do “que se passa” em
sas, pois só uma “visão auto moti- radores em torno de um propó- relação ao presente/futuro da or-
vadora” permitirá alcançar as me- sito significativo comum a todos; ganização; falar sempre verda-
tas e determinar o sucesso. envolver as equipes na procura de de, mesmo quando não se pode
Ora, em tempos de incerteza, soluções para os problemas con- “dizer muito” acerca de determi-
de constantes mudanças, em que cretos; o líder mobilizador não nada situação ou momento.
nem sempre os resultados surgem desfoca nunca os resultados, mas
como proporcionais ao esforço envolve as pessoas e as equipes • INOVAR: Fazer sempre
que lhes emprestamos, mais do no seu alcance; os sucessos são diferente apenas dos riscos asso-
que persistir em (tentar) motivar de todos, não apenas no líder. ciados; ser capaz de empreender
as pessoas, importa mobilizar novas ideias e desafios, apesar dos
as nossas equipes, tendo em vista • COMUNICAR MUITO contextos adversos e desafiadores.
uma clara orientação para respos- E SEMPRE: Comunicar de todas
tas de emergência à mutabilidade as formas possíveis, informando • ENERGIZAR: Ter e de-
das circunstâncias. da situação e dos caminhos a monstrar a energia necessária em
cada momento; passar “energia
positiva para a organização”; ser
exemplar nas suas ações; utilizar
palavras e expressões positi-
vas, por exemplo: “Desafio em vez
de “problema”; celebrar os suces-
sos das equipes e da empresa, re-
forçando os comportamentos e as
“conquistas” em público (comuni-
cação interna e externa).