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ARTIGO
Pedro Ramos
Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal, membro do Conselho Estratégico
da ABRH Brasil e vice-presidente da Associação Portuguesa de Gestores de Pessoas
• COMPROMETER E • PARTILHAR: Parti-
COMPROMETER-SE: Passar lhar a experiência, as emoções,
em todos os casos uma mensagem a resiliência com todos dentro
de que o líder está comprometido das equipes e da empresa, como:
com os objetivos a atingir; criar “conquistas comuns” ou “patri-
compromissos dentro da organi- mónio coletivo”; pôr os conheci-
zação; comprometer as equipes e mentos ao dispor das equipes e
pessoas em torno das ideias, da estimular a partilha interna.
missão e dos valores da empresa.
• ACREDITAR: Que as
• INTEGRAR: Meios, equi- suas pessoas são capazes de pres-
pes, processos e culturas. O líder tar um serviço de excelência e
mobilizador não desfoca nunca os qualidade e o Líder Mobilizar é
resultados, mas envolve todos no capaz de lhes transmitir mensa-
seu alcance. gens positivas de que acredita
mesmo. O ponto essencial é de-
• CONFIAR E PASSAR mostrar que se acredita nas equi-
CONFIANÇA: Reconhecer o mé- pes através de mensagens posi-
rito e a excelência dos colaborado- tivas passadas para o exterior da
res. O líder mobilizador é credível empresa sobre as realizações e o
e é, necessariamente, inspirador. trabalho da (sua) equipe.
Ora, nestes contextos
de incerteza e
mudança estes
tópicos assumem
especial importância,
dado que exigirão
do líder mobilizador
maiores cuidados no
que concerne a cada
um destes, até porque
os fatores “tempo”
e “dinheiro” jogam,
cada vez mais, a
seu desfavor RH