Page 8 - Jornal RH em revista - Edição 8
P. 8
8 www.rhemrevista.com.br
CAPA
Nayra Karinne
Doutora em Psicologia, CEO da A GAMIFICAÇÃO
Start Gamification, Expert em
Gamificação
PODE
REVOLUCIONAR
A ÁREA DE RH
É evidente ver ao longo vidade. Esse uso da mecânica de jogos
da história o encantamento em ambiente de não jogos é conheci-
que as pessoas possuem do como gamificação.
pelos jogos e como eles A gamificação na área de RH
naturalmente fazem parte oferece oportunidades únicas de
da nossa vida. Atualmente transformar processos e garan-
vivemos em um mundo dis- tir resultados que duram. Com
ruptivo e tecnológico, onde a estratégia certa, é possível
a maioria das pessoas pas- motivar, integrar, aumentar a
sam grande parte do seu produtividade, vender mais,
dia conectados com plata- reter, treinar melhor, ou seja,
formas digitais, jogos, redes revolucionar uma empresa.
sociais, sites de compras e Inclusive a gamification
outros aplicativos, o que re- tem alavancado resulta-
força a importância que da- dos durante a crise, oca-
mos às novas tecnologias. sionada pelo Covid-19.
O uso da tecnologia e dos Com a quarente-
jogos se popularizou em di- na muitas empresas
ferentes âmbitos da nossa adotaram o trabalho
vida, como: familiar, educa- remoto e essa mu-
cional, profissional e lazer. dança repentina
Na área de Recursos afetou a cadeia
Humanos não é diferente. produtiva delas, sendo
Cada vez mais empresas necessário adotar es-
buscam adotar o uso de tratégias inteligentes
elementos de jogos como: para contornar a si-
barra de progressão, meda- tuação. A solução
lhas, ranking, troféu, com- consiste no uso
petição saudável, desafios e estratégico de conceitos semelhan-
diversão, para engajar seus tes a jogos para melhorar o envol-
colaboradores e ao mesmo vimento dos funcionários e alcançar
tempo aumentar a produti- objetivos de negócios.