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CAPA
A gamificação também contribui com o RH estrategica-
mente na hora de criar o onboarding, treinamento de inte-
gração de um novo colaborador ao quadro de funcionários.
Por proporcionar um momento lúdico e eficaz que torna o
processo mais intuitivo e acolhedor.
A elaboração pode ocorrer por meio de um jogo digital
ou de tabuleiro adaptado à cultura da organização. É im-
portante que o game tenha um ranking, uma saga épica,
missões e um sistema de pontuação. Isso facilita a imersão
e o aprendizado do que precisa ser compreendido.
Nesse exemplo, o objetivo do jogo será acertar mais per-
guntas e ganhar pontos para subir no ranking geral de co-
nhecimento sobre os setores da organização. No game, o
novato receberá um mapa com a localização de todos os
setores da empresa. Ele deverá descobrir sozinho onde fica
cada um, na ordem estabelecida no documento. Para se-
guir para o próximo setor, ele deve obter uma medalha que
comprove que passou pelo anterior.
Ao chegar aos departamentos, ele receberá as bo-
Esses objetivos são alcançados atra- as-vindas da equipe e um cartão contendo resumos da
vés de missões, desafios, feedback história e valores da empresa.
constante e conquistas individuais ou Nesses pequenos textos, de-
em equipes, cuidadosamente mapea- vem constar dicas para que
dos e selecionados para estarem ali- ele responda à “pergunta de
nhados com os processos e metas da ouro”: o que faz aquele setor?
empresa e expectativas dos colabora- Também podem ser estabele-
dores. Muitas vezes, cada etapa con- cidas outras regras, como res-
cluída pode ser trocada por prêmios ou ponder três perguntas estraté-
benefícios. gicas sobre o funcionamento
daquela seção. Cada resposta
Dessa forma a gamificação bene- certa pode valer 2 pontos e o
erro pode significar -1.
ficia a área de Recursos Humanos
aumentando a retenção de traba- No final, o colaborador
apresentará seus pontos e
lhadores através da criação de uma será inserido no ranking geral
cultura corporativa forte onde os co- do onboarding, recebendo a
laboradores se sentem recompensa- premiação final pré-estabele-
cida. Essa foi apenas uma su-
dos pelo trabalho realizado. Aumen- gestão de como aplicar a ga-
ta a motivação e a participação nos mificação no onboarding, mas
treinamentos, melhora a aprendiza- o segredo está na construção
dessa estratégia que deve es-
gem e otimiza o processo de recru- tar alinhada com os objetivos
tamento e seleção. do treinamento RH