Page 9 - Jornal RH em revista - Edição 8
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                                                                                 A gamificação também contribui com o RH estrategica-
                                                                              mente na hora de criar o onboarding, treinamento de inte-
                                                                              gração de um novo colaborador ao quadro de funcionários.
                                                                              Por proporcionar um momento lúdico e eficaz que torna o
                                                                              processo mais intuitivo e acolhedor.
                                                                                 A elaboração pode ocorrer por meio de um jogo digital
                                                                              ou de tabuleiro adaptado à cultura da organização. É im-
                                                                              portante que o game tenha um ranking, uma saga épica,
                                                                              missões e um sistema de pontuação. Isso facilita a imersão
                                                                              e o aprendizado do que precisa ser compreendido.


                                                                                 Nesse exemplo, o objetivo do jogo será acertar mais per-
                                                                              guntas e ganhar pontos para subir no ranking geral de co-
                                                                              nhecimento sobre os setores da organização. No game, o
                                                                              novato receberá um mapa com a localização de todos os
                                                                              setores da empresa. Ele deverá descobrir sozinho onde fica
                                                                              cada um, na ordem estabelecida no documento. Para se-
                                                                              guir para o próximo setor, ele deve obter uma medalha que
                                                                              comprove que passou pelo anterior.


                                                                                 Ao chegar aos departamentos, ele receberá as bo-
                        Esses objetivos são alcançados atra-                  as-vindas da equipe e um cartão contendo resumos da
                     vés de missões, desafios, feedback                       história e valores da empresa.
                     constante e conquistas individuais ou                    Nesses pequenos textos, de-
                     em equipes, cuidadosamente mapea-                        vem constar dicas para que
                     dos e selecionados para estarem ali-                     ele responda à “pergunta de
                     nhados com os processos e metas da                       ouro”: o que faz aquele setor?
                     empresa e expectativas dos colabora-                     Também podem ser estabele-
                     dores. Muitas vezes, cada etapa con-                     cidas outras regras, como res-
                     cluída pode ser trocada por prêmios ou                   ponder três perguntas estraté-
                     benefícios.                                              gicas sobre o funcionamento
                                                                              daquela seção. Cada resposta
                        Dessa forma a gamificação bene-                       certa pode valer 2 pontos e o
                                                                              erro pode significar -1.
                     ficia a área de Recursos Humanos
                     aumentando a retenção de traba-                             No final, o colaborador
                                                                              apresentará seus pontos e
                     lhadores através da criação de uma                       será inserido no ranking geral
                     cultura corporativa forte onde os co-                    do onboarding, recebendo a

                     laboradores se sentem recompensa-                        premiação final pré-estabele-
                                                                              cida. Essa foi apenas uma su-
                     dos pelo trabalho realizado. Aumen-                      gestão de como aplicar a ga-

                     ta a motivação e a participação nos                      mificação no onboarding, mas
                     treinamentos, melhora a aprendiza-                       o segredo está na construção
                                                                              dessa estratégia que deve es-
                     gem e otimiza o processo de recru-                       tar  alinhada  com  os  objetivos
                     tamento e seleção.                                       do treinamento RH
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